Logo Vila Encantada Pomerode SC

4 dicas de brincadeiras para crianças

Quais brincadeiras para fazer com crianças você conhece? Pois neste post estão algumas ideias tanto clássicas quanto diferentes para brincar com os pequenos, e inclusive porque é importante sim os pais e adultos brincarem com os filhos: estas atividades proporcionam momentos de intimidade e aprendizado que nem percebemos quão bons podem ser.

Brincar com os filhos fornece múltiplos benefícios, contribuindo para a sua saúde física, mental e social. Embora os pais tenham muitos compromissos no trabalho e diversos afazeres no dia, é importante fazer deste momento parte da rotina, que é tão importante quanto a escola ou o trabalho. 

Os filhos desejam um tempo de qualidade com seus pais. Isso lhes dá um sentimento especial de serem valorizados e isso constrói confiança, amor, segurança e felicidade. Esta conexão com elas cria vínculos por anos, aliás, a vida toda!

Felizmente, existem várias brincadeiras para fazer com crianças, e que não precisam de muitos recursos ou investimento: algumas delas basta estar presente com elas. Bora descobrir nossas sugestões? 

Brincadeiras para fazer com crianças

Separamos uma listinha de 9 brincadeiras para crianças que nunca saem de moda e talvez você tenha esquecido do quão divertidas podem ser. Elas são:

1. Contar histórias: Quem não ama uma boa história? É algo que envolve, ainda mais se contada com emoção. Os livros de todas as épocas com contos clássicos são bons aliados, mas não se limite a eles: conte também suas próprias histórias de infância e juventude, assim como de outros familiares; conte histórias de filmes e até séries; conte histórias de biografias e pessoas que sejam de interesse das crianças. O céu é o limite!

2. Esconde-esconde: O clássico jogo onde uma pessoa conta até 31 sem ver onde os demais em um local definido como a base, e tenta achá-los em seguida, enquanto os demais tentam voltar a base antes de serem encontrados. Dá até pra fazer em casa, mas aproveite o condomínio, um parque e até uma festa para ver quem consegue se esconder melhor.

3. Stop: Um papel e uma caneta e muitas categorias para serem preenchidas com uma letra sorteada do alfabeto. No jogo tradicional leva vantagem quem preenche mais rápido, pois pode falar Stop e os demais param para contabilizar pontos (10 pontos em cada categoria para quem escrever e 5 para quem escreveu e repetiu o que alguém outra pessoa também escreveu), porém, não há problema fazer uma versão mais light onde todos esperam cada pessoa terminar – com crianças pequenas é uma boa.

As categorias podem ser o que quiser! As mais tradicionais são nome, CEP (cidade, estado, país), comida, cor, animal, meu amigo é (ou sogra), objeto, pessoa famosa… mas vale sim inventar as categorias que quiser, como brinquedos e jogos, música, cinema e TV, eu odeio, eu amo… e muito mais!

4. Cabo de guerra: Aquela diversão clássica que quanto mais gente melhor. Uma corda, dois times para cada lado, e quem puxar mais ganha. Diversão boa para brincar no jardim, na praia e onde tenha espaço, mas vale até na sala de casa.

5. Siga o mestre: Um mestre é escolhido, e os demais precisam seguir imitando o que ele faz. O bacana dessa brincadeira é dar a autonomia para cada pessoa em seu momento, mesmo as crianças mais novas. De acordo com a idade, dá para seguir o mestre de formas mais fáceis ou mais difíceis.

6. Caça ao tesouro: Uma das brincadeiras para fazer com crianças mais amadas por eles, e que inclusive nós adaptamos e também adoramos fazer aqui em nosso parque infantil para crianças da Vila Encantada! 

Um clássico jogo de pistas para lugares diferentes até achar o tesouro, que pode ser algo simples, como docinhos, canetinhas e até bilhetinhos com mais brincadeiras para fazer juntos. Seja criativo, mas se ficar mais difícil, tem muito modelo bacana online pra se inspirar também.

7. Cabana: Algumas cadeiras e um lençol por cima já transformam uma noite inteira de brincadeira. A criançada ama fazer cabanas, e ficar dentro delas. Ali vale contar histórias e até simplesmente dormir junto, fica na memória com certeza!

8. Criações de sucata: Uma das brincadeiras para crianças que mais estimulam a criatividade. Sucata dá pra pegar em todo lugar, e até mesmo escolher uma semana e ir guardando embalagens de alimentos e produtos de higiene ou da casa para no fim de semana ou feriado criar sua oficina. Deixe à disposição tinta, tesoura e cola e uma mesa preparada para a arte que vai ser sucesso.

9. Telefone sem fio: Por fim, basta uma frase, e uma fila de pessoas para repeti-la baixinho até chegar na ponta e ver se, no final, ela vai ser igual ao que foi no início. Quanto maior a frase, mas desafiadora a brincadeira fica, e engraçada também!

Brincar com os filhos é uma das formas mais eficazes de desenvolver habilidades para a vida, melhorar a comunicação e a maneira como eles interagem uns com os outros. Aprender brincando é sorrir e criar lindas histórias para contar por muitas décadas, além de promover todos os benefícios sociais, físicos e emocionais que são tão essenciais para criarmos crianças confiantes e capazes!

Gostou dessas dicas? Além de brincar em casa com todas estas ideias, também curtam um passeio em família: que tal conhecer a nossa Vila Encantada em Pomerode (SC), que incentiva e estimula a interação e o relacionamento harmonioso entre pais e filhos? Conheça as Atrações Vila Encantada e venha brincar com a gente também!

Compartilhe:
Parque dos Dinossauros Pomerode-SC

Venha curtir o dia com as crianças, explore o mundo pré-histórico como nunca antes!

VISITE O NOSSO PARQUE DE DINOSSAUROS EM POMERODE.

Rua Hermann Weege, 204, Centro